Work

BETO ALMEIDA, CEO
INTERBRAND SÃO PAULO

Exploração encontra a Conservação e descobre uma Nova Arena

EXPLORA

Explora

Office: São Paulo

Onde a exploração pode nos levar?

A Explora nasceu de um impulso: descobrir as maravilhas dos territórios mais remotos do mundo. Ao longo de uma jornada de mais de 25 anos, eles se tornaram pioneiros de nível mundial em exploração. E tendo trilhado tantos caminhos, não podiam ignorar sua responsabilidade inerente – o compromisso de conservar os territórios com os quais se conectam todos os dias.

Chegaram então a um ponto decisivo que exigiu reafirmar o tipo genuíno de exploração que proporcionam, e dar passos ainda maiores em direção ao propósito maior da conservação. Era hora de criar uma clara diferenciação em relação às outras marcas, para potencializar sua própria essência e desdobrá-la em uma identidade verdadeiramente autêntica.

Nosso ponto de partida foi uma pergunta aparentemente simples: “onde a exploração pode nos levar?”. À medida que desvendamos a essência do Explora, descobrimos que a exploração é muito mais do que pensávamos. Descobrimos que a exploração é a jornada para a conservação.

Todo o nosso plano partiu desse insight, revelando uma jornada que vai muito além da superfície. Envolve um ciclo interminável: explore o território, conecte-se com ele, conheça sua singularidade e, então, você estará capacitado e inspirado para conservá-lo. Uma vez concluída, a sequência recomeça naturalmente. Esta é uma exploração verdadeira e significativa. E finalmente entendemos que a chave é sempre ir mais fundo.

A nova identidade do Explora segue o mesmo princípio: despertar o desejo de um vínculo profundo e real com a natureza e regiões remotas.

Buscamos desenvolver os códigos visuais originais da marca em uma expressão ainda mais forte. A nova identidade transmite a aura de um especialista em exploração, o mais poderoso facilitador da conservação.

O logo dá origem a todos os outros elementos que compõem a identidade visual da marca e representa a jornada sem fim da exploração à conservação de forma inspiradora e original. A tipografia foi escolhida e animada para aludir ao movimento, inspirada no impulso que deu vida à marca.

A paleta de cores combina um conjunto de tons neutros, que permitem que a natureza e as paisagens remotas se destaquem e falem por si. As diretrizes de fotografia retratam a ideia de “ir mais fundo” através de ângulos particulares, o uso de lentes zoom e macro, recorte especializado e jogo de foco e contraste, de modo a representar todo o universo da Explora através das lentes da própria personalidade da marca.

Com uma nova estratégia que lança uma nova luz sobre a exploração, a marca prova que ao ar livre não é o único cenário para tal atividade – pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento. E assim, a própria definição de exploração evoluiu, agora incluindo gastronomia, conteúdo, rituais e muitos outros fatores envolvidos em toda a experiência, levando a uma revisão completa da jornada e assinaturas da marca.

A exploração leva a um movimento icônico.

Confiante na conexão entre exploração e conservação, a Explora lança um novo modelo de crescimento baseado em Reservas de Conservação. Um movimento verdadeiramente icônico. São territórios legalmente protegidos que criam um modelo sustentável e levam a experiência de exploração e conservação ao próximo nível, integrando ciência, pesquisa e exploração no mesmo lugar.

Como parte deste projeto, a Explora assinou uma aliança com a The Nature Conservancy (TNC), uma organização global com um extenso histórico em conservação, para abordar de forma colaborativa a preservação desses ecossistemas icônicos no mundo. O Explora continua se aprofundando em seu propósito e nos locais mais remotos do mundo – hoje mais do que nunca.