Thinking
Verdadeiro ontem, hoje e amanhã: a força e consistência dos princípios do Nubank
Verdadeiro ontem, hoje e amanhã: a força e consistência dos princípios do Nubank
Juliana Roschel
Diretora de marketing do Nubank
Independentemente do segmento de atuação (se é que segmentos ainda existem), os consumidores têm uma infinidade de possibilidades de escolha. O que era uma experiência excepcional ontem, hoje já é trivial. O que está por trás da capacidade de renovação constante da marca Nubank para se manter relevante na vida de seus públicos?
O Nubank nasceu com o objetivo de transformar a vida das pessoas e desafiar um mercado repleto de burocracia e complexidade. Esses princípios estão no centro do negócio desde o primeiro dia e ajudaram o Nubank a construir uma das marcas mais fortes do país. Na busca para permanecer relevante, procuramos sempre estabelecer conexões e vínculos verdadeiros com os nossos clientes, seja no entendimento de suas necessidades ou na oferta de uma experiência inovadora.
Sempre realçamos no marketing do Nu que somos apaixonados por dados e obcecados por pessoas. Para isso, a tecnologia desempenha um papel crucial no processo de construção de marca e renovação. Por meio de ferramentas de análise de dados e inteligência artificial, é possível acompanhar a força da marca, os atributos associados ao Nubank que os clientes consideram mais relevantes, dentre outras métricas.
Considerando nosso cenário de imprevisibilidade, como a gestão da marca Nubank garante resiliência ao negócio e contribui para a tomada de decisão no dia a dia da empresa?
Como sempre destacamos, um dos nossos maiores valores é que queremos que os nossos clientes nos amem fanaticamente. Ter esse princípio norteador por toda a companhia e na mente de todos os Nubankers, como chamamos nossos colaboradores, é algo que contribui para a tomada de decisão em tudo o que fazemos. O nosso modelo de negócio é baseado na transparência, simplicidade e foco nas necessidades reais dos clientes. Esse modelo tem nos permitido crescer em um ritmo acelerado e criar um ciclo virtuoso, que leva ao lançamento de produtos inovadores e competitivos, e que ajudam a fidelizar ainda mais os clientes. Como exemplo disso, nos últimos anos temos trabalhado com muito foco na ampliação do nosso portfólio para o público de alta renda, ampliando o Nubank Ultravioleta, deixando de ser apenas um cartão de crédito e se transformando em uma experiência exclusiva para clientes de alta renda do Nubank, com uma oferta completa de produtos e serviços financeiros para esse público. Essa oferta envolve produtos exclusivos, como a Conta Global, Nu Viagens e experiências inovadoras, como a parceria com a Disney.
Os ativos intangíveis já são os bens mais valiosos de uma empresa, e entre eles, a marca é um dos mais relevantes. O que você considera imprescindível na gestão da marca, cultura e negócio que tem feito a diferença na competitividade do Nubank?
Uma das principais necessidades das marcas atualmente é estar onde o cliente está e ouvir as suas necessidades. Estar presente entregando soluções que facilitem a rotina das pessoas e experiências marcantes é uma estratégia pensada diariamente e que nos ajuda no caminho para o estabelecimento de vínculos de longo prazo. Para isso, buscamos criar conexões emocionais com os clientes, pois acreditamos que a fidelidade e o encantamento são consequências diretas de nossa busca incansável pela excelência em solucionar os problemas diários das pessoas. Já sobre a competitividade e o nosso diferencial, o que sempre buscamos ao entrar em novos segmentos, por exemplo, é trazer a experiência do Nubank para isso, o que quer dizer que esse novo produto ou serviço sempre terá uma jornada transparente, desburocratizada e sem asteriscos, o que nos leva a ter um dos maiores NPS da indústria e a sermos reconhecidos pela revista TIME pela terceira como uma das empresas mais influentes do mundo em 2024.