Thinking
Na intenção e na expressão: a estratégia de Ipiranga de ser “completa pra mim”
Na intenção e na expressão: a estratégia de Ipiranga de ser “completa pra mim”
Bárbara Miranda
Vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócio, Ipiranga
Independentemente do segmento de atuação (se é que segmentos ainda existem), os consumidores têm uma infinidade de possibilidades de escolha. O que era uma experiência excepcional ontem, hoje já é trivial. O que está por trás da capacidade de renovação constante da marca Ipiranga para se manter relevante na vida de seus públicos?
A Ipiranga é uma marca com uma proximidade muito grande de seus consumidores, e este é um dos seus diferenciais. A marca historicamente sempre busca inovar, o que a mantém relevante, além de ser uma parceira essencial na jornada de mobilidade dos brasileiros, caminho construído ao longo de seus 86 anos. Nossa trajetória, que começou com um simples posto de combustível, evoluiu para oferecer uma solução completa, que inclui produtos e serviços como: a AmPm, nossa marca de conveniência com mais de 1.500 lojas e a maior rede de padarias do Brasil; o Jet Oil e com mais de 1.100 unidades com serviço de qualidade para troca de óleo e pequenos reparos; e o app KMV, que engloba um programa de fidelidade com mais de 70 parceiros e também uma carteira digital, sendo hoje um dos maiores programas de fidelidade do Brasil com 38 milhões de usuários. Tudo isso pensado para apoiar a jornada de mobilidade de milhões de brasileiros.
Para ir além do trivial, transformamos a jornada do consumidor em nossos postos, que hoje representam cerca de 6 mil pontos de venda. No ano passado, realizamos a evolução de nossa marca, incluindo nova identidade visual, layout e soluções nos postos, um processo aprofundado que incluiu pesquisas detalhadas com nossos consumidores. Também lançamos a linha de produtos aditivados Ipimax, que engloba gasolina, etanol e diesel, também resultado de uma extensa pesquisa com nossos consumidores, e que se diferencia por seu foco no atributo rendimento.
Considerando nosso cenário de imprevisibilidade, como a gestão da marca Ipiranga garante resiliência ao negócio e contribui para a tomada de decisão no dia a dia da empresa?
A credibilidade que a marca Ipiranga adquiriu ao longo dos anos foi construída na medida em que oferecemos produtos e serviços de qualidade para diferentes públicos, incluindo um portfólio pioneiro e abrangente, e acompanhado da excelência no atendimento em nossos postos.
Estar vigilante e acompanhar de forma constante as mudanças no comportamento do consumidor, buscando proporcionar uma experiência única que garanta sua satisfação e fidelização, também são essenciais para garantir o nosso sucesso.
Nosso objetivo é fortalecer nossa proximidade e excelência no atendimento ao consumidor, adotando abordagens cada vez mais inovadoras para a experiência do usuário. A força e estatura que a marca adquiriu ao longo dos anos nos deu resiliência para superar desafios e estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros.
Os ativos intangíveis já são os bens mais valiosos de uma empresa, e entre eles, a marca é um dos mais relevantes. O que você considera imprescindível na gestão da marca, cultura e negócio que tem feito a diferença na competitividade da Ipiranga?
Somos uma das marcas mais reconhecidas e queridas pelos consumidores e isso por si só já diz muito sobre como ela é valiosa. Mas, também consideramos imprescindível a inovação contínua, a manutenção de qualidade e altos padrões nos produtos e serviços, além do fortalecimento das relações com clientes, revendedores e parceiros de jornada.
Hoje estamos presentes nas diferentes jornadas de mobilidade do brasileiro, seja ele motorista ou não. Essa busca incansável por entender e antecipar as demandas dos consumidores tem sido um elemento fundamental da nossa trajetória.
Lançamos recentemente a campanha “completa pra mim”, que se apropriou do call to action da categoria e sintetiza exatamente isso: somos uma marca completa que atende a qualquer pessoa.