Interbrand Thinking

A maquininha que está nas mãos de 1 em cada 3 comerciantes brasileiros

PagSeguro

Alexandre Magnani, CEO do PagBank PagSeguro

Acreditamos que há uma mudança de marcas lideradas por organizações para organizações lideradas por marcas, onde o negócio é a manifestação comercial de uma marca poderosa. Você reconhece essa mudança? Quais são os desafios e oportunidades que ela traz para o negócio e para a sociedade?

As pessoas se relacionam com as organizações por meio das marcas e as marcas têm papel importante na mobilização da sociedade em torno de assuntos, conceitos e causas. Pessoas diferentes têm afinidades por causas diferentes. Neste contexto, as pessoas se conectam com marcas que tenham seus propósitos alinhados e personificados as suas causas de acordo com seus valores. Isso passou a ficar bem claro na relação das pessoas com as marcas nas redes sociais. Elas se comunicam com as marcas como se fossem pessoas, cobram valores das marcas, boas atitudes e opinião a certos temas do dia a dia.

Acreditamos que, do ponto de vista da marca, e, portanto, da organização, representar em si a própria causa é um caminho mais relevante para a sociedade.

A marca PagBank PagSeguro, por exemplo, representa na cabeça das pessoas a democratização dos meios de pagamento no Brasil. Por meio da inovação, a marca se tornou agente de mudança no cenário do empreendedorismo do país e foi fundamental para proporcionar uma mudança de vida positiva para milhões de brasileiros.

O PagSeguro colocou uma maquininha na mão de um em cada três comerciantes brasileiros e, mais recentemente, entregou uma solução financeira completa não só para o empreendedor, mas para todos os brasileiros. Carregar em si o significado e uma simbologia tão importantes na vida desses milhões de brasileiros faz com que o PagBank PagSeguro seja, há uma década e meia, a marca mais presente na vida de quem empreende e faz o Brasil prosperar.

Elas se comunicam com as marcas como se fossem pessoas, cobram valores das marcas, boas atitudes e opinião a certos temas do dia a dia.”

Nossos estudos sobre as Marcas Brasileiras Mais Valiosas sugerem que as marcas que não apenas fornecem experiências excelentes, mas também que assumem uma posição de liderança em questões sociais, são mais relevantes para os consumidores. Como você está abordando isso em sua organização?

Nossa Companhia foi criada com o objetivo de transformar e democratizar o acesso a serviços financeiros e meios de pagamentos para os brasileiros. Neste sentido, a construção da nossa marca anda lado a lado com o processo massivo de inclusão e educação financeira e, cada vez mais, nossa Companhia e marca são compreendidas como soluções digitais, simples acessíveis e seguras.

Qual é o papel das marcas em um momento econômico instável, como o que vivemos atualmente? Como você enxerga o resultado do investimento em marca dos últimos anos e como você acha que irá evoluir ou mudar nos próximos?

A marca tem um papel importante na percepção do brasileiro em relação aos produtos e serviços que oferecemos. Essa relação é baseada na confiança e na segurança e isso ganha ainda mais peso quando passamos por momentos de incertezas e instabilidades econômicas. Claramente, essa relação foi estabelecida a partir de uma conexão entre os produtos e serviços oferecidos pelo PagBank PagSeguro, ao mesmo tempo que promovemos por meio dos nossos investimentos em marketing e reputação. Isso deve se manter uma constante nos próximos anos.