Thinking

Havaianas: atemporal há 60 anos

Mariana Rhormens 
Diretora de marketing da Havaianas 

Independentemente do segmento de atuação (se é que segmentos ainda existem), os consumidores têm uma infinidade de possibilidades de escolha. O que era uma experiência excepcional ontem, hoje já é trivial. O que está por trás da capacidade de renovação constante da marca Havaianas para se manter relevante na vida de seus públicos? 

Em mais de 60 anos de Brasil e quase 30 no mundo, já fomos commodity, já fizemos parte da cesta básica do brasileiro, já fizemos collab com grandes labels internacionais e já estivemos no tapete vermelho do Oscar. Havaianas é sinônimo de categoria e criou uma forte conexão emocional com seus consumidores, principalmente os brasileiros. Por trás da estratégia e diferencial da marca, existe a dedicação para entregar produtos icônicos que encantem os nossos consumidores, levando conforto, leveza e estilo para as mais diversas ocasiões, além de experiências que elevem cada vez mais o contato da marca com nossos consumidores.  

Para continuarmos relevantes, vamos continuar atentos às demandas dos nossos havalovers, identificando oportunidades e investindo em relacionamento e inovação, sempre reforçando esse espírito livre da marca. Como líderes mundiais na indústria de calçados abertos, estamos comprometidos com o investimento em novas tecnologias, pesquisa e materiais de alta qualidade para garantir um crescimento cada vez mais sustentável do negócio. 

Também buscamos proporcionar a melhor experiência possível, tanto através de um portfólio diversificado como por meio de uma melhor experiência de contato com a marca nos pontos de venda. Compreendemos ainda a relevância de contar boas histórias para comunicar novos lançamentos de maneira envolvente e encantadora. Essa estratégia não se limita apenas aos produtos, mas se estende a todos os pontos de contato com os usuários, fazendo com que a marca esteja presente onde eles estejam, criando memórias e fortalecendo ainda mais essa conexão emocional. 

Considerando nosso cenário de imprevisibilidade, como a gestão da marca Havaianas garante resiliência ao negócio e contribui para a tomada de decisão no dia a dia da empresa? 

A boa reputação da Havaianas e a sua conexão emocional com os consumidores fazem toda a diferença em cenários mais desafiadores, criando embaixadores que defendem a marca proativamente, por exemplo. A estratégia de havaianas, enraizada na valorização da autenticidade e identidade brasileira, faz com que todo brasileiro, desde o nascimento, possua uma conexão com a marca, tornando-a praticamente parte do DNA nacional. Todo brasileiro tem um RG e uma Havaianas. Esse sentimento de pertencimento é reforçado em todas as interações do consumidor com a marca, seja através do atendimento ao cliente, nas redes sociais ou nas campanhas publicitárias. 

    Para garantir relevância para nosso target, a gestão da marca adota uma abordagem de social listening, que desempenha um papel crucial para fazermos parte das conversas, identificarmos tendências e mapearmos oportunidades. Um bom exemplo disso foi o lançamento das novas cores da Slim Point. Esse modelo, que traz um novo shape para a clássica havaianas, teve um primeiro lançamento em dezembro e, após o sucesso de vendas, atendemos a demanda dos consumidores em março, lançando duas novas cores para completar a família. 

    Esses produtos mostram como a escuta ativa nas redes sociais pode inspirar novos lançamentos e fortalecer as relações com a comunidade. Essa prática permite à Havaianas ser ágil e responsiva às necessidades e desejos dos consumidores, contribuindo significativamente para a tomada de decisões no dia a dia. 

    Os ativos intangíveis já são os bens mais valiosos de uma empresa, e entre eles, a marca é um dos mais relevantes. O que você considera imprescindível na gestão da marca, cultura e negócio que tem feito a diferença na competitividade a Havaianas? 

    Havaianas é mais que um produto; é um estilo de vida que traduz na sua essência o espírito de liberdade, conectado com o verão, transbordando brasilidade. Isso conecta fortemente com o emocional do brasileiro, refletindo a autenticidade, alegria, leveza, simplicidade e o jeito acolhedor e colorido que nos define. Somos hoje uma love brand não por uma ou duas ações específicas, mas por causa de uma construção de marca que vem sendo feita há mais de 60 anos. 

    Havaianas é uma marca que atinge todos os públicos de uma forma leve, descontraída e ao mesmo tempo, fashion. Nosso portfólio de modelos clássicos até os mais modernos faz com que a marca seja usada desde com uma saída de praia até para um evento mais formal. Com opções de produtos que abrangem todos os gêneros, idades e bolsos, garantimos que cada pessoa encontre a sua havaianas perfeita. Além disso, o reconhecimento mundial dos nossos icônicos chinelos demonstra a relevância da marca tanto no cenário nacional quanto internacional.  

    A marca ainda aposta em campanhas publicitárias e interações que reforçam o vínculo emocional com os consumidores. Esses fatores combinados garantem que havaianas se mantenha competitiva, relevante e resiliente, não apenas como um produto, mas como uma marca que simboliza um estilo de vida e uma identidade cultural. 

    Relatório especial

    Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2023/24