Thinking
O maior crescimento e uma nova entrante: RD Saúde é o grande destaque desta edição do MBMV
O maior crescimento e uma nova entrante: RD Saúde é o grande destaque desta edição do MBMV
Daniel Campos
Diretor Executivo de Marketing e Clientes na RD Saúde
Independentemente do segmento de atuação (se é que segmentos ainda existem), os consumidores têm uma infinidade de possibilidades de escolha. O que era uma experiência excepcional ontem, hoje já é trivial. O que está por trás da capacidade de renovação constante das marcas Drogasil e Raia para se manter relevante na vida de seus públicos?
As duas marcas, hoje, vão muito além da farmácia e isso ajuda a explicar a capacidade de manter a relevância na vida dos brasileiros. Temos muito orgulho da origem como farmácia, essa é a história da companhia e a porta de entrada para os nossos clientes, mas conseguimos expandir a nossa área de atuação para um lugar de cuidados com a saúde. Somos uma empresa de saúde que atende mais de 1,3 milhão de pessoas por dia. Cuidar da população e trabalhar também com prevenção faz parte de um olhar histórico da Raia e da Drogasil. Ao transformar as farmácias em hubs de saúde, resgatamos o papel dos farmacêuticos que, no passado, já tiveram um papel fundamental quando as pessoas procuravam atendimentos de saúde.
A pandemia também nos fez acelerar a oferta de serviços de saúde à medida que os órgãos regulatórios também passaram a permitir que esse tipo de serviço fosse prestado pelas nossas redes. Quando tudo estava fechado, as farmácias estavam mais abertas do que nunca. A combinação do cenário histórico com o cenário recente reforça o sentido do que, de fato, a gente é. Além disso, investimos o tempo todo para que a jornada do nosso cliente nunca se torne trivial – é um processo constante de aprimoramento e que ganhou novos contornos com a digitalização.
Considerando nosso cenário de imprevisibilidade, como a gestão das marcas Drogasil e Raia garante resiliência ao negócio e contribui para a tomada de decisão no dia a dia da empresa?
Fizemos recentemente um rebranding para deixar mais claro para o público que Raia e Drogasil fazem parte de um mesmo grupo, RD Saúde. A nova marca corporativa é um fio condutor dessas histórias e, ao mesmo tempo, reforça o conceito de que, hoje, o nosso negócio já vai além do varejo farmacêutico. A RD Saúde comprou ou se uniu a outras 14 empresas nos últimos anos para ampliar nossa oferta de saúde e expandir a atuação para a prevenção). Conseguimos fazer isso sem perder de vista que Raia e Drogasil sempre estiveram e sempre estarão no centro do nosso negócio. Contamos também com a força das nossas marcas próprias. A Needs, por exemplo, superou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento e se mantém como uma marca exclusiva da Raia e da Drogasil.
Os ativos intangíveis já são os bens mais valiosos de uma empresa, e entre eles, a marca é um dos mais relevantes. O que você considera imprescindível na gestão da marca, cultura e negócio que tem feito a diferença na competitividade da Drogasil e Raia?
Estar perto das pessoas e cuidar de perto delas talvez seja o valor que mais faz a diferença na gestão da Drogasil e da Raia. O cliente percebe esse valor no dia a dia, sabe que vai ser bem atendido e acolhido. Os nossos mais de 57 mil funcionários também estão em sintonia com esse olhar. Prezamos ambientes diversos e inclusivos, que garantam a quem trabalha na empresa oportunidades de crescer. O conjunto de tudo isso nos mantém competitivos.
A criação da nova marca institucional RD Saúde partiu da definição de quatro pilares aplicados no dia a dia da gestão do grupo: grandeza que impacta a saúde de milhões de pessoas, vocação de cuidar de perto, construção de um futuro mais saudável e sustentabilidade no centro. Esses quatro pilares estão presentes também nos nossos modelos de expansão física e digital. A RD Saúde prevê inaugurar de 280 a 300 novas filiais em 2024 ao mesmo tempo em que a digitalização já corresponde a 18% das nossas vendas. O cliente digitalizado continua comprando também na farmácia, mas se torna mais fiel e estabelece uma relação mais próxima com as marcas.