Thinking
“Marca só existe se ela estiver presente de ponta a ponta”
“Marca só existe se ela estiver presente de ponta a ponta”
Tatiana Rocha
Diretora de marca da Localiza&Co
Independentemente do segmento de atuação (se é que segmentos ainda existem), os consumidores têm uma infinidade de possibilidades de escolha. O que era uma experiência excepcional ontem, hoje já é trivial. O que está por trás da capacidade de renovação constante da marca Localiza para se manter relevante na vida de seus públicos?
A centralidade no cliente. A Localiza está construindo, inovando ou refinando a experiência a partir de necessidades do cliente. Com isso, estamos sempre alinhados às mudanças de comportamentos e expectativas. Com a proximidade com o cliente, também somos capazes de antecipar necessidades.
Considerando nosso cenário de imprevisibilidade, como a gestão da marca Localiza garante resiliência ao negócio e contribui para a tomada de decisão no dia a dia da empresa?
Sabemos que marcas fortes resistem melhor a tempestades e se recuperam mais rápido quando os cenários se estabilizam. Por isso, somos muito cuidadosos com decisões que possam vir a impactar a nossa marca, zelando pela alta reputação.
Os ativos intangíveis já são os bens mais valiosos de uma empresa, e entre eles, a marca é um dos mais relevantes. O que você considera imprescindível na gestão da marca, cultura e negócio que tem feito a diferença na competitividade da Localiza?
É um exercício super desafiador alinhar marca, negócio e cultura (chamamos de BBB = brand, business and behavior). Para nós, marca só existe se ela estiver presente de ponta a ponta, desde o nosso board executivo até o último touchpoint com o cliente. E o que é “estar presente”? Mais do que identidade visual e tom de voz da marca, é garantir que as atitudes de marca estão presentes em tudo o que fazemos. Quais atitudes são essas?