Interbrand lança o ranking Best China Brands 2018

31 de maio de 2018

Tencent e Alibaba continuam na liderança e ampliam seu valor de marca

Shanghai, China (31 de Maio, 2018) – A Interbrand, consultoria global líder em branding, anunciou Tencent, Alibaba e China Construction Bank como as três marcas mais valiosas no ranking Best China Brands 2018, que novamente reforça a dominância das marcas de tecnologia e de serviços financeiros no topo da lista.

O evento de lançamento do Best China Brands deste ano aconteceu no St. Regis Shanghai Jing’an. Mais de vinte dos principais meios de comunicação chineses participaram da comemoração, que explorou as tendências mais significativas e impactantes para as marcas na China.

Mantendo as primeiras posições pelo quarto ano consecutivo, Tencent e Alibaba continuam seu rápido crescimento em valor de marca, estendendo sua liderança através de aumentos de dois dígitos em seus valores. A alta de 32% da Tencent em relação ao ano passado a caracteriza como a marca com maior crescimento no ranking deste ano, com a Alibaba vindo logo atrás com um aumento de 27%.

Nikki Lin, Diretora Geral da Interbrand na China, comentou sobre a importante transformação desse ano: “Uma das tendências mais marcantes é que as marcas de tecnologia com alto desempenho continuam a auxiliar o desenvolvimento de outros setores. Várias marcas estão colaborando com os líderes de tecnologia para elevar ainda mais suas ofertas, em um esforço para servir ainda melhor o seu público-alvo e ao mesmo tempo preparar-se melhor para o futuro”.

Em outros setores, grandes crescimentos em valor de marca são observados na Moutai (21%) e Midea (21%) devido aos seus esforços de globalização, assim como no setor financeiro, para bancos e seguros, que representam uma parcela importante das marcas mais valiosas.

A GAC Motor também estreia esse ano na 47ª posição, com um valor de marca de CNY 2.869 milhões. Criada em 2008, a companhia de motores desde então vem crescendo em tamanho, tendo hoje mais de 16.000 funcionários. Como a GAC Motor planeja expandir para outros mercados, incluindo os Estados Unidos, será interessante acompanhar sua performance nos próximos anos.

O valor total do ranking cresceu para CNY 1.768.409 milhões, indicando um aumento total de 12,5% sobre o valor do ano passado. No total, 16 marcas na lista mostraram crescimento de dois dígitos.

Para conferir o ranking completo das 50 marcas mais valiosas do Best China Brands 2018, além de gráficos interativos e históricos de outros anos, clique aqui: http://interbrand.com/cn/best-brands/best-china-brands/2018/

Uma introdução para a avaliação da metodologia da Interbrand:

A Interbrand foi pioneira na avaliação de marcas em 1988, e introduziu a primeira metodologia a ser certificada pelo ISO 10668 (que aponta os requisitos para avaliações monetárias da marca.) A metodologia analítica da Interbrand foi reconhecida como uma ferramenta com um valor especial para a gestão estratégica.

A Interbrand está conectada profundamente com o mercado chinês, e a 11º edição anual do Best China Brands serve como uma plataforma para o crescimento das marcas chinesas, enraizado na poderosa metodologia de avaliação de marca. Mantendo as práticas globais, a metodologia por trás do ranking das 50 marcas mais valiosas da China depende das informações financeiras auditadas independentemente por terceiros, assim como extensivas pesquisas com consumidores e dados do mercado. Este relatório é baseado em informações financeiras do final de 2017, e calcula o valor da marca com base nas futuras contribuições da marca para os lucros da empresa. Essa abordagem estável e transparente serve com uma base sólida para a imparcialidade do ranking final e para a comparação global e local de calendários.

O ranking está baseado em três componentes que contribuem para o valor cumulativo da marca:

•      A performance financeira dos produtos e serviços;
  •      O papel da marca em influenciar a escolha do consumidor;
  •      A força que a marca tem para cobrar um preço premium e assegurar ganhos futuros.

Best China Brands é o ranking de maior credibilidade no segmento, capturando  tendências de marcas e mercados do momento. Nos últimos anos, têm se tornado a bússola na China para orientar o crescimento de marca em todos os setores, assim como uma importante ferramenta para que as marcas analisem seus próprios valores.

Sobre Interbrand São Paulo

A Interbrand acredita que o crescimento é alcançado quando uma organização possui uma estratégia clara, oferecendo aos seus clientes experiências excepcionais por meio de uma combinação de estratégia, criatividade e tecnologia. Com uma rede de 21 escritórios em 17 países, a Interbrand é uma consultoria global de marca que ajuda a impulsionar o crescimento das marcas e negócios ao redor do mundo. Publica anualmente os estudos Best Global Brands, Breakthrough Brands e Marcas Brasileiras Mais Valiosas, além do canal de branding com maior relevância mundial, o BrandchannelInternacionalmente, a Interbrand faz parte do Grupo Omnicom Inc.

Para mais informações, entre em contato: